Nossa abordagem de aprendizagem e desenvolvimento fundamenta-se na perspectiva sócio interacionista, que direciona o projeto pedagógico e orienta as ações educativas.
Isso implica na construção de estratégias didáticas variadas, que conjugam diversas formas de intervenções pedagógicas, respeitando a natureza do indivíduo e priorizando o processo de construção do conhecimento das crianças. Os professores criam situações que geram conhecimento e propõe atividades de modo a criar uma aprendizagem significativa.
Através de jogos e brincadeiras a criança começa a desenvolver socialmente e culturamente. As atividades curriculares são diversificadas para que todos os alunos participem ativamente do cotidiano escolar e, estejam preparadas para a fase seguinte, ou seja, o ensino fundamental.
Por meio da diversidade de experiências, a Escola Aquarela propicia autonomia, iniciativa, criatividade e construção de conhecimento.
A educação infantil é dividida em grupos, com o objetivo de desenvolver nas crianças habilidades respeitando a faixa etária
Mini-maternal – completando 2 anos até Março
Maternal – completando 3 anos até Março
Jardim I – completando 4 anos até Março
Jardim II – completando 5 anos até Março
Trimestralmente realizamos reuniões pedagógicas com entrega de ficha avaliativa e atividades para que os pais acompanhem o conteúdo aplicado e o desenvolvimento da criança.
Conheça as principais características da Aquarela na Educação Infantil:
Profissionais qualifificados;
Programa pedagógico adequado a cada idade;
Número reduzido de alunos por sala;
Orientação e atendimento aos Pais;
Nossos programas pedagógicos, abrangem:
- A importância do brincar (desenvolvimento da psicomotricidade e ludicidade);
- Musicalidade – ouvir, perceber, identificar e reproduzir criações musicais;
- Linguagem oral e escrita – acesso à literatura infantil;
- Preservação da vida e do meio ambiente;
- Iniciação dos conceitos matemáticos e desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Acesso à língua inglesa;
- Artes – Apresentações artísticas
Defendemos a ideia em que as pessoas possam dialogar, duvidar, experimentar, questionar e compartilhar saberes. Acreditamos numa escola em que os professores e alunos possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento e ter acesso a novas informações, onde a função do professor é levar o aluno adiante, onde há espaços para transformações, construindo assim sujeitos críticos participativos, autônomos e criativos.