Capoeira

Horário de funcionamento

  • Segunda07h - 19h
  • Terça07h - 19h
  • Quarta07h - 19h
  • Quinta07h - 19h
  • Sexta07h - 19h
  • SábadoFechado
  • DomingoFechado

A criança que pratica capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes).

A capoeira é uma atividade, baseada no jogo da roda de capoeira um de seus momentos mais sublimes e característicos, e por este jogo se consolidar a partir de movimentos corporais, a capoeira funciona como importante agente facilitador no desenvolvimento psicomotor.

Auxilia a criança a familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios que da capoeira envolvem todas as partes do corpo, inclusive contando com a aquisição de gestos que são associados a uma cadência rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos, ajudando no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

A capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, trepar, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da capoeira.

Uma parte importante da prática de capoeira é a roda de capoeira, onde cada participante tem o livre arbítrio fazer sua própria expressão corporal com movimentos abertos, não sendo obrigatório realizar movimentos pré-determinados. Assim a oportunidade da criança se expressar é maior, devido a possibilidade de inovação nos movimentos, da falta de rigidez e da ausência de regras a serem seguidas, há possibilidade de inúmeros movimentos o que faz da capoeira uma atividade que busca a liberdade de expressão.

Assim, a nível psicomotor, a capoeira promove capacidades físicas como: força, flexibilidade, coordenação motora, ritmo, equilíbrio, agilidade, desenvolvimento da lateralidade, noções espaciais e formação da identidade corporal da criança.

 

Referência bibliográfica:https://repensar2013.wordpress.com/2013/01/28/beneficios-da-capoeira-no-desenvolvimento-infantil/

 

Nagem Figueiredo

Profo Educação Física / Especialista em Psicomotricidade

Entre em Contato

Rua Armindo Guaraná, 18 - Analia Franco São Paulo - SP

(11) 2671-7759

contato@nriaquarela.com.br

Sobre a AQUARELA

QUEM SOMOS
ORGULHO DO QUE FAZEMOS
COMO TRABALHAMOS
QUAL O RESULTADO?
To Top
1
Olá! Quer tirar dúvidas agora mesmo? Chame a gente e saiba mais sobre matrículas e agendamento de visita!!
Powered by